logo extrafarma

A versão deste navegador nao é compatível com este site.
Por gentileza, atualize seu navegador aqui
Ou baixe uma das opções abaixo:
Google Chrome , Firefox.

Assuntos

evite o ataque a geladeira

Suplemento nutricional uma fonte de energia saudável

imagem evite o ataque a geladeira

Desejos incontroláveis por alimentos calóricos como doces, massas e pães, ataques noturnos a geladeira, tudo isso faz parte de um transtorno alimentar que atua no centro de prazer do cérebro, porém deve ser evitado. Esses tipos de alimentos possuem alto índice glicêmico e elevam rapidamente a glicose no sangue.

Já existe no mercado suplementos com carboidratos de absorção lenta, que além de saciar o desejo por doces, também apresentam fontes de nutrientes importantes para a saúde. A união do útil ao agradável. 

Sentiu fome fora de hora? Aposte neste tipo de suplemento nutricional que é delicioso e ainda ajuda a controlar seu índice glicêmico, diminuindo os picos de glicose no sangue. São comercializados em pó ou pronto para beber, em diversos sabores.

Suplemento com carboidratos de absorção lenta, engorda ou emagrece?    

Pode emagrecer ou engordar, depende da forma que é consumido. Veja como funciona esta operação:

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e o nutriente que mais afeta a glicemia já que 100% dele é transformado em glicose. Entra de forma acelerada na corrente sanguínea elevando a glicemia entre 15 minutos a 2 horas. Se consumido em excesso são armazenados na forma de gordura.

Alguns carboidratos simples: pão branco, arroz, batata, suco de frutas, doces, sorvete, bolo, refrigerantes, biscoitos, milho, massa de farinha branca, açúcar, mel, glicose, sacarose, cana-de açúcar, etc. 

Diferente do carboidrato simples, este tipo de suplementação faz parte do grupo de carboidrato complexo que são digeridos mais lentamente por conter maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Desta forma, além de fornecer a energia necessária, o aumento da glicemia ocorre de forma lenta e gradual, saciando a fome por mais tempo e evitando também o armazenamento de gordura. Além disso, ainda tem a vantagem de conter proteínas na sua composição.

Exemplos de carboidratos complexos: arroz integral, pão integral, batata-doce, mandioca, abóbora, inhame, aveia, alface, tomate, etc.

Desta forma, como qualquer outro alimento, o suplemento só irá engordar caso seja consumido em excesso. Mas se você imaginar que ao invés do suplemento, seu desejo te levasse a consumir um alimento mais calórico, você engordaria em dobro.

Portanto, este tipo de suplemento pode te ajudar a emagrecer pois evita o pico de glicose no sangue e consequentemente o armazenamento de gorduras.

Por isso, evite ser usado como substituto de alimentos calóricos, mas jamais como produto de emagrecimento.

Posso substituir uma refeição pelo suplemento?

Não deve ser substituído pela refeição sem o aconselhamento médico ou de um nutricionista. Esta é uma opção saudável e de baixa caloria para o controle da glicemia no período entre as refeições, e um substituto de guloseimas como auxílio da compulsão alimentar. É indicado como parte do plano alimentar do paciente com diabetes ou qualquer pessoa que deseja uma fonte de energia saudável.

Desodorantes para todas as horas

Descubra qual o ideal para o seu tipo de pele

imagem Desodorantes para todas as horas

O suor não é seu inimigo. Ele tem a função de regular a temperatura do corpo e eliminar as toxinas.  Nos dias quentes, durante um esforço excessivo ou em qualquer situação que provoque um aumente do metabolismo, é natural ocorrer à transpiração para resfriar o corpo. É uma defesa do organismo.  

As alterações hormonais da puberdade, gravidez e a menopausa também provocam o aumento da transpiração, nesse caso devido a uma queda nos níveis de estrogênio que interfere na manutenção da temperatura corporal.

Independente de tudo, algumas pessoas transpiram mais do que as outras e isso é absolutamente normal, já que o excesso de suor é uma questão multifatorial.  O maior problema é quando vem acompanhado daquele odor extremamente desagradável. Porque o suor em si, não tem cheiro. Ele é constituído basicamente por água, eletrólitos e proteína.

O que causa o mau cheiro são as bactérias presentes na pele que se multiplicam por usarem o suor como alimento. Além disso, a umidade provocada pelo suor acaba se tornando um ninho perfeito para essas bactérias sobreviverem.

Os desodorantes possuem substâncias antissépticas que matam as bactérias e impedem o mau cheiro. Quem tem excesso de suor, deve optar pelos antitranspirantes, que além de matar as bactérias, inibem a transpiração excessiva.  Quanto mais transpiração, mais chance de desenvolver o mau odor. Dessa forma, excesso de pelos, o uso de roupas que abafam e a má higiene, são fatores que podem favorecer o mau odor corporal. Quem transpira pouco, oferece menos alimento para as bactérias e, portanto, chances menores de produzir o mau odor.

COMO ESCOLHER O DESODORANTE IDEAL

Desodorantes: agem apenas contra o odor do suor inibindo as atividades das bactérias que causam o mau cheiro. Nem todo desodorante é antitranspirante, mas todos antitranspirantes atuam também como desodorante.

Antitranspirantes (antiperspirantes): formam uma barreira que bloqueia o ducto das glândulas sudoríparas diminuindo a produção do suor. São sinônimos e não apresentam diferença entre si. Indicado para homens e mulheres com suor excessivo. 

Hipoalergênicos: baixo poder de causar alergia, o que não significa que não cause alergia.

Esportistas: algumas marcas oferecem ação extra para o corpo em atividade. Ao contrário de outros desodorantes e antitranspirantes que podem evaporar ao longo do dia, nesta versão são acrescidas microcápsulas em sua fórmula que se rompem de acordo com seus movimentos. Proteção total durante a atividade física.

Proteção desde…

Há séculos, homens e mulheres tentam evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis das mais diversas formas. Desde 1850 a.C., os egípcios utilizavam métodos contraceptivos naturais. Entre os principais produtos estavam gomas e uma mistura de mel e bicarbonato de sódio. Já, os chineses criaram uma das primeiras versões do preservativo masculino, elaborado com papel de seda untados em óleo, e os japoneses tinham hábito semelhante. A disseminação das doenças sexualmente transmissíveis assolava a Europa no século 16. As DSTs eram chamadas de doenças venéreas, em referência às sacerdotisas dos templos de Vênus, que mantinham, em seus rituais, a sexualidade, como forma de culto à Deusa do Amor. Nessa época, o anatomista e cirurgião Gabriele Fallopio confeccionou uma “bainha de tecido leve, sob medida, para proteção das doenças venéreas”. Era um forro de linho embebido em ervas.

Órgão que se regenera

imagem Órgão que se regenera

Considerado um dos maiores órgãos do corpo humano,o fígado está localizado na região superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e do lado direito. O órgão de coloração marrom avermelhada pesa, em média, 1,5kg. Uma das curiosidades desse órgão é a sua grande capacidade de regeneração: se retirarmos metade do fígado, em alguns meses, o órgão voltará ao seu tamanho normal. Isso quer dizer que podemos doar uma parte, já que ele se regenera posteriormente, tanto no doador, quanto no receptor.

Mau hálito em crianças

imagem Mau hálito em crianças

Um estudo publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) associou o mau hálito infantil à respiração bucal. A pesquisa acompanhou 55 crianças entre 3 e 14 anos, divididas em dois grupos: quem respirava pela boca e quem tinha respiração nasal. Intitulado “Association Between Halitosis and Mouth Breathing in Children” (Associação entre Halitoses e Respiração Bucal em Crianças), o estudo constatou que 40% das crianças possuíam padrão de respirador bucal, e 63% delas apresentaram forte halitose, apontando uma relação significativa entre a respiração bucal e o mau hálito. O autor da pesquisa é o cirurgião-dentista Giancarlo Zanoli Trentim. A maior porcentagem dos casos de halitose infantil é notada pela manhã em razão da boca seca, causada pela respiração bucal durante o sono. Um dos indícios é que a evaporação da água na saliva explica a halitose.



Publicado em 07/04/2017 por extrafarma

Raio-X dos Suplementos

imagem Raio-X dos Suplementos

Os padrões de beleza estão cada vez mais exigentes e ficar com o corpo em dia se tornou-se prioridade no cotidiano de muitas pessoas. Mas, por conta do estresse e cansaço, acabam precisando de uma mãozinha dos suplementos alimentares. Eles aceleram processos metabólicos, auxiliam no emagrecimento, na redução de medidas, no aumento de massa muscular e na recuperação da energia. A nutricionista Mirella Di Pardo Nicola Castro explica que as funções dos suplementos vão além. Os produtos fornecem doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes para complementar uma dieta alimentar.

Suplemento de proteína e aminoácido

Indicado para esportistas, ele atua principalmente no ganho de massa muscular. Deve ser utilizado na medida certa, de acordo com o peso do atleta, pois, em excesso, pode causar uns quilinhos a mais. O suplemento de aminoácido auxilia a produzir energia e a “construir” aquela musculatura mais encorpada.“O músculo é formado por proteínas (actina e miosina) que, por sua vez, contêm aminoácidos essenciais para compor uma dieta para hipertrofia muscular”, explica a nutricionista Danielle Oliveira, da Hanna Fisio Clinic, de Fortaleza. Alguns alimentos já dispõem desses aminoácidos também, segundo Danielle. Entre eles estão: ovo, aspargo, ervilha, carne, laticínios, amendoim e cereais integrais.

Creatina

O nutriente é retirado de alimentos de origem animal, principalmente, da carne vermelha. Indicado para atletas que praticam exercícios de explosão, com curta duração, ele deixa o treino dinâmico, reduz a fadiga, aumenta a energia e a massa magra. “É melhor o consumo da creatina pós-treino e, em geral, indicamos o consumo de 5g para cada indivíduo”, diz Mirella.

L-Carnitina

 “A L-Carnitina já faz parte do mecanismo que transporta a gordura corporal para as mitocôndrias, que são componentes físicos existentes em nossas células, responsáveis por queimar a gordura corporal por meio de dietas e exercícios”, informa Mirella. Para ganho de massa muscular, a especialista sugere a dose da L-Carnitina de 500mg a 2g por dia (1 cápsula, 30 minutos antes do treino).

Termogênicos

Os produtos prometem acelerar o organismo e potencializar a perda de peso. Para essa função, a nutricionista Danielle recomenda o uso de chá de hibisco, chá verde, canela em pó, gengibre, pó de guaraná e pimenta. Ela sugere que o chá verde, por exemplo, seja tomado duas vezes ao dia: pela manhã e à tarde.

Barrinhas de cereais

Fáceis de carregar, elas se tornaram queridinhas de quem vive na correria, mas que quer se cuidar. “De diversos tipos, sabores e composição nutricional, as barrinhas melhoram o funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal, além de grandes aliadas para suprir ou minimizar a vontade de comer doces”, informa Mirella. Por possuírem carboidratos, a nutricionista indica o consumo de uma unidade antes do treino. No entanto, ela alerta que é preciso escolher a dedo o que será ingerido, pois algumas contêm muito açúcar e gorduras. Danielle cita que as barras de cereal de proteína com grãos integrais, como a linhaça, apresentam-se como ótima opção, pois são saudáveis. 

 Fique de olho

O uso indiscriminado de suplementos pode causar diversos problemas à saúde, afetando rins, fígado, pulmão e coração. “Os suplementos só devem ser administrados com orientação de um médico ou de um nutricionista. Eles têm um valor importante na busca pelos seus objetivos, mas, em excesso, podem minar os resultados e acabar com a saúde”, enfatiza Danielle.

shampoos detox

cuidando do seu cabelo

imagem shampoos detox

Quantas vezes você mudou a marca do shampoo ou máscara achando que não faz o mesmo efeito de antes? Você já parou pra pensar que seus cabelos podem estar, na verdade, com saturação de produtos e acúmulo de resíduos?

Da mesma maneira que você precisa eliminar as impurezas de sua pele e de seu organismo, os seus cabelos também necessitam de uma limpeza profunda para estarem bonitos e saudáveis.

A linha DETOX para cabelos foi criada para repaginar o seu tratamento capilar. Ela higieniza e elimina as impurezas acumuladas permitindo, desta forma, que substâncias nutritivas se restabeleçam e penetrem no fio.

Mas o que é detox?

Detox é uma palavra que vem do inglês e significa desintoxicar. Desintoxicar é o processo que elimina toxinas e substâncias em excesso que são prejudiciais a qualquer parte do seu corpo.

Mais conhecido e muito utilizado atualmente, são os sucos detox, que tem a função de eliminar as impurezas do corpo. O detox capilar age de forma similar: é um tratamento de limpeza profunda para desintoxicar e revigorar a saúde dos cabelos.

O shampoo normal não limpa meus cabelos?

Sim, limpa. Mas não consegue remover todas as impurezas acumuladas tal como o shampoo detox é capaz de fazer. Funciona da seguinte forma: imagine sua pele com cravos. O sabonete por si só não tem o poder de eliminá-los e você precisará de um sabonete com função adstringente e uma limpeza de pele. Da mesma forma seu cabelo precisa de uma faxina mensal para higienização profunda que remova as impurezas para revitalizar os fios. Apenas com os fios totalmente limpos é que máscaras e ampolas conseguem penetrar profundamente nos cabelos.

Conheça 10 benefícios do detox para o cabelo e couro cabeludo

  1. Retira os resíduos mais resistentes de procedimentos químicos;
     
  2. Após banho de mar e piscina, remove o sal e o cloro que ressecam os fios;
     
  3. Elimina completamente os cosméticos deixados no cabelo(spray, cera, mousse, leave-in, silicone, etc) ;
     
  4. Equilibra a produção exagerada das glândulas sebáceas do couro cabeludo devolvendo o equilíbrio natural;
     
  5. Remove as células mortas do couro cabeludo;
     
  6. Diminui a proliferação microbiana causadora da caspa;
     
  7. Aumenta a oxigenação do couro cabeludo;
     
  8. Prepara o cabelo para tratamentos de hidratação e nutrição;
     
  9. Estimula o crescimento de fios saudáveis e mais resistentes;
     
  10. Desintoxica os fios e o couro cabeludo proporcionando uma limpeza profunda que garante brilho, cabelos soltos com movimento e sem a aparência pesada.

Como usar o shampoo detox

É indicado o uso a cada 15 ou 30 dias.

Pessoas com cabelos oleosos, os efeitos duram menos tempo, podendo ser repetido o procedimento antes deste período.

Quem faz esportes aquáticos e uso excessivo de spray, mousse e produtos impermeabilizantes como silicones, anti frizz etc, poderá necessitar rever este prazo.

Mulheres com cabelos normais ou com química é aconselhável usar apenas a cada 30 dias.

Já quem tem cabelos muito secos é preciso cautela para não ressecar ainda mais o cabelo. Nesta situação, é essencial após o uso do shampoo detox, hidratar bem as madeixas. Portanto, se você tem cabelos secos, porosos ou quebradiços, jamais utilize apenas o shampoo. É necessário o tratamento conjunto com a máscara detox, que além de eliminar os resíduos em excesso, devolve o equilíbrio, brilho e maciez das suas madeixas sem deixá-las ressecadas.

Algumas marcas possuem a linha completa com shampoo esfoliante para o couro cabeludo, shampoo de limpeza profunda, creme de tratamento e finalizador detox. Veja quais os produtos que se enquadram ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo.

Atenção ao modo de usar

Após o shampoo, use a máscara detox que repõe as proteínas, aminoácidos, vitaminas e água dos fios e depois finalize com o seu condicionador habitual para selar as escamas do cabelo. Isso porque, enquanto o shampoo abre as cutículas, o condicionador tem a função de selar. Portanto, para uma boa hidratação, a ordem altera o resultado. Condicionador usado antes da máscara fecha a cutícula do fio e atrapalha a absorção de nutrientes do creme de tratamento.

Observe sempre o rótulo do fabricante para que você permaneça com o produto pelo tempo indicado. E não esqueça jamais: o excesso é tão prejudicial quanto a falta.

nutrição com tecnologia

Com a ajuda de novas tecnologias, como os apps para smartphones, muita gente tem conquistado a boa forma física e mais saúde. Um desses recursos é o Dietbox, que promete uma interação mais rápida entre paciente e nutricionista. O especialista cadastra seu paciente no site, adicionando dados referentes ao tratamento. O paciente, por sua vez, baixa gratuitamente o aplicativo no seu smartphone, passando a receber diretamente, no celular, alertas nos horários corretos de cada refeição, cardápio do dia e lembretes relacionados à dieta. Disponível para Android e iOS.

acompanhe o ciclo

O Glow é um aplicativo gratuito criado para as mulheres entenderem o seu ciclo menstrual. Serve tanto para aquelas que desejam engravidar ou evitar a gestação. É considerado um dos mais completos entre os que fazem o acompanhamento do período menstrual. Entre as suas funções, há algumas bastante avançadas, como a do controle de fertilidade, que auxilia as mulheres que planejam engravidar. Além disso, o aplicativo torna-se uma ferramenta para quem busca conhecer melhor o próprio corpo. Vale observar que, para utilizá-lo, as usuárias precisam fornecer várias informações pessoais ao app. Disponível para Android e iOS.

já bebeu água hoje?

Você se lembra de beber líquido no dia a dia? A ingestão frequente de água traz diversos benefícios à saúde: acelera o metabolismo; elimina toxinas; diminui, em geral, o ciclo de vida dos vírus em seu corpo e mantém os tecidos e células mais saudáveis. O aplicativo Water drink reminder (que, em português, significa Lembrete de beber água) calcula a quantidade de ingestão de volume d`água de forma personalizada. E, ainda, te avisa em vários momentos, durante o dia. Mas, para ter esse controle correto, o usuário precisa incluir, no app, cada copo de água ingerido ao longo do dia. Assim, ele avisa se você está acima ou abaixo do seu objetivo. Após um tempo, ele gera gráficos, refletindo seus hábitos de consumo. Disponível para iOS e Android, gratuitamente.

Assuntos