O que é Linadib Duo 2,5mg + 1000mg 60 Comprimidos Revestidos?
O Linadib Duo 2,5mg + 1000mg 60 Comprimidos Revestidos é um medicamento que combina dois princípios ativos, a linagliptina e o cloridrato de metformina, para auxiliar no tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Sua ação visa melhorar o controle do nível de açúcar no sangue (glicemia) quando a dieta e os exercícios físicos não são suficientes. A linagliptina age estimulando o pâncreas a produzir mais insulina e menos glucagon, enquanto a metformina reduz a produção de glicose pelo fígado e melhora sua utilização pelo corpo, oferecendo um controle glicêmico eficaz.
Conteúdo da embalagem: 60 comprimidos revestidos
Fabricado por: EMS
Indicação etária: Adulto
Composição Linadib Duo 2,5mg + 1000mg:
Princípio ativo: linagliptina 2,5mg e cloridrato de metformina 1000mg
Excipientes: amido, copovidona, dióxido de silício, óxido de ferro vermelho, estearilfumarato de sódio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.
Para que serve Linadib Duo?
Linadib Duo é indicado como um complemento à dieta e à prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2. Ele pode ser utilizado em diversas situações, como:
- Quando o tratamento apenas com metformina na dose máxima não alcança o controle adequado.
- Para pacientes que já utilizam linagliptina e metformina em comprimidos separados e apresentam controle adequado.
- Em terapia de associação tripla com uma sulfonilureia, quando a combinação de metformina e sulfonilureia não é suficiente.
- Em terapia de associação tripla com insulina, para melhorar o controle glicêmico quando a insulina e a metformina sozinhas não são eficazes.
- Em combinação tripla com um inibidor de SGLT-2, para pacientes não controlados adequadamente com metformina e o inibidor de SGLT-2.
Como devo tomar Linadib Duo 2,5mg + 1000mg?
A administração de Linadib Duo deve ser feita por via oral, sempre seguindo a orientação do seu médico. As diretrizes gerais de uso são:
- A dose recomendada é de um comprimido, duas vezes ao dia, durante ou após as refeições para minimizar desconfortos gastrointestinais.
- A dose diária máxima não deve exceder 5mg de linagliptina e 2000mg de metformina.
- O comprimido deve ser engolido inteiro, não devendo ser partido ou mastigado.
- Ajustes de dose podem ser necessários em pacientes com função renal reduzida, sendo o monitoramento renal essencial antes e durante o tratamento.
- Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Siga rigorosamente os horários, as doses e a duração do tratamento prescritos.
Quando não devo tomar Linadib Duo?
Você não deve utilizar Linadib Duo se apresentar alguma das seguintes condições:
- Alergia à linagliptina, ao cloridrato de metformina ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Qualquer tipo de acidose metabólica aguda, como acidose láctica ou cetoacidose diabética.
- Pré-coma diabético.
- Insuficiência renal grave (taxa de filtração glomerular